02/02/2017

9 freiras italianas grávidas em convento que alberga refugiados

Descrição:
Durante os últimos dias tem circulado pelas redes sociais uma notícia segundo a qual 9 freiras teriam ficado grávidas num convento em Itália que alberga refugiados. A notícia foi difundida por vários meios de comunicação italianos e até internacionais, tornando-se rapidamente viral.

Texto original:




O caso parece ter ido muito para além do esperado. 9 freiras do convento estão grávidas. Ao que parece, a madre superiora, que tinha como missão tomar conta das jovens freiras, teve de se ausentar durante a noite devido a graves problemas de saúde da sua mãe idosa. Desta forma, as jovens freiras aproveitaram para passar a noite em claro divertindo-se com os imigrantes, desejosos de "brincarem" após dias inteiros passados a rezar. Acontece agora que após 6 meses, as mulheres estão grávidas.

Descoberto o crime, a madre superiora ordenou às freiras que retirassem o hábito mas as jovens defenderam-se negando qualquer relação sexual com os imigrantes "Não fizemos nada de mal. Estávamos juntos, dando afecto a estes pobres e necessitados inocentes. Até Maria engravidou sendo virgem e a nossa madre superiora não duvida disso.

Esta é a prova de que se Maria regressasse hoje a este meio de pessoas tão pias e religiosas, elas não acreditariam na sua virgindade e diriam que ela tinha andado a fazer coisas reprováveis. Fomos alvos de um mialgre, evidentemente, não há outra explicação. Agradecemos a Deus por isto. Confrontado com este caso, um dos imigrantes comentou "Obrigado às irmãs. Divertimos-nos imenso e vamos recomendar este local aos nossos amigos. Obrigado às freiras e obrigado Itália""
Traduzido do Italiano (com recurso e Google Translator)

Veredicto: FALSO


Como o tom do texto facilmente deixa perceber, trata-se de um artigo satírico. Foi inicialmente publicado on-line no site Il Giornale Italiano, um jornal on-line de sátira, onde podemos encontrar títulos tão interessantes como "Mão marota de Obama deixa Trump em fúrias" ou "Berlusconi doa 100 milhões de euros a vítimas do terramoto. Um gesto que está a comover o Mundo".

O que aconteceu foi que, na ânsia de ganhar público, vários jornais italianos pegaram na notícia e trataram de a difundir, não se preocupando em averiguar a sua veracidade. Tendo entrado nos canais noticiosos "oficiais", facilmente começou a propagar-se pelo resto do Mundo. Entretanto, vários dos sites que partilharam a notícia já a retiraram.