27/01/2016

A profecia de Marcello Caetano

Descrição: Declarações supostamente proferidas por Marcello Caetano em relação ao futuro de Portugal após o 25 de Abril.

Veredicto: FALSO 



Este recorte de supostas declarações de Marcello Caetano, último Presidente do Conselho do Estado Novo, tem vindo a circular por e-mail e também nas redes sociais há já dois anos (a crer pelo parágrafo introdutório).

Trata-se de um texto que vai de encontro ao desencanto generalizado da população em relação à classe política e que confere ao último homem forte da ditadura uma aura de assertividade profética.

Acontece no entanto que o texto resulta de uma deturpação de declarações feitas por Marcello Caetano sobre o Ultramar, durante uma entrevista que lhe foi feita pelo seu amigo Joaquim Veríssimo Serrão e que este publicou em forma de livro sob o título "Marcello Caetano, Confidências no Exílio" em 1985, sob a estampa da editora Verbo.

A declaração original é a seguinte:

"Sem o Ultramar estamos reduzidos à indigência, ou seja, à caridade de das nações ricas, pelo que é ridículo continuar a falar de independência nacional. Para uma nação que estava em vésperas de se transformar numa pequena Suiça, a revolução foi o princípio do fim. Restam-nos o Sol, o Turismo, a pobreza crónica e as divisas da emigração, mas só enquanto durarem.” As matérias-primas vamos agora adquiri las às potências que delas se apossaram, ao preço que os lautos vendedores houverem por bem fixar. Tal é o preço por que os Portugueses terão de pagar as suas ilusões de liberdade.

e pode ser encontrada na página 208 do livro:


26/01/2016

Por uma Internet mais ética

A serpente de 3 cabeças da Índia, uma imagem que se tornou viral (até em versões com mais cabeças!) mas que é falsa. Uma análise mais atenta da foto permite perceber que se trata da mesma cabeça reproduzida 3 vezes. (Foto: Wonderlist - Top 10 Internet Hoaxes about India)

Todos os utilizadores da Internet, em maior ou menor grau, já terão sido confrontados com e-mails ou publicações em redes sociais anunciando vírus informáticos perigosos, descobertas arqueológicas ou zoológicas surreais, curas milagrosas de quem ninguém ouviu falar, citações atribuídas a personagens históricas, mensagens cuja partilha faz reverter alguns cêntimos para uma causa, entre muitas outras.

A vontade de ajudar o próximo ou até a vontade de fazer um brilharete de passar por pessoa informada, leva-nos a partilhar estes conteúdos, propagando algo que na sua esmagadora maioria É FALSO. Com esse comportamento estamos na verdade a contribuir para encher a Internet de lixo e, em certos casos, a ajudar pessoas mal-intencionadas a ganhar notoriedade ou até rendimentos.

O objectivo deste blogue é pois lutar contra este tipo de publicações, garantindo um filtro de verdade a que poderão recorrer antes de partilhar publicações do género das acima mencionadas. Ao longo das publicações deste blogue, iremos desmistificar muito do conteúdo que é possível encontrar nas redes sociais ou que circula por e-mail, contribuindo para uma Internet mais ética.

Esta é uma causa para a qual todos poderão contribuir, divulgando as nossas publicações e enviando-nos publicações suspeitas cuja veracidade queiram averiguar. Em conjunto cumpriremos melhor esta missão

Feitas as apresentações, vamos a isso?